Relação de exercício físico no pós-câncer de mama.
No mês de outubro é realizada a Campanha de conscientização a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama conhecida como Outubro Rosa.
Sabemos o quanto os exercícios físicos são benéficos para saúde física e podem auxiliar na prevenção de diversas doenças. Mas além disso, a prática de atividades físicas pode ser muito favorável também para a saúde mental.
Mas o que isso tem a ver com o Outubro Rosa?
Muita coisa!
Receber o diagnóstico de câncer de mama pode ser assustador, pois é um momento extremamente delicado na vida de alguém e que acarreta mudanças na vida pessoal, no trabalho e principalmente no emocional do paciente.
Isso porque o câncer de mama não é apenas uma doença que atinge a saúde física de alguém. Na maior parte dos casos acometida em mulheres, o tratamento pode deixar marcas físicas como a retirada dos seios e queda de cabelo, coisas que afetam diretamente na segurança e autoestima feminina, um dos motivos de ser uma doença que mexe muito com o psicológico desde a descoberta.
Durante o tratamento de câncer, segundo um artigo do site Oncologia, um dos principais efeitos colaterais é a fadiga. O cansaço extremo e sensação de fraqueza podem persistir ao longo de todo o processo. Além disso, após o fim do tratamento voltar á rotina pode não ser tão simples. Ter sobrevivido a uma doença grave e vencido esse desafio é muito gratificante mas ao mesmo tempo, é um recomeço.
Onde os exercícios físicos entram?
Praticar exercício físico faz muito bem para nossa mente, e podemos até dizer que os benefícios para nossa saúde mental são mais eficazes até mesmo que para o nosso corpo, afinal, uma mente saudável proporciona um corpo e uma vida ainda mais saudável e feliz.
E ai o hábito de se exercitar se conecta a essa fase no pós-tratamento de câncer. Um momento único de reconexão do paciente com a sua saúde e com si mesmo!
Frequentar alguma aula de atividade física faz gerar novas amizades, conhecer pessoas e lugares, traz um novo ritmo a vida e faz muito bem ao corpo.
Além do mais, falando de termos técnicos, exercícios físicos liberam maior produção de hormônios como serotonina, dopamina, endorfina e noradrenalina, os famosos hormônios da felicidade, que são responsáveis por nos causar alegria, bom humor e concentração. Tudo que é essencial para uma vida feliz de uma pessoa lutou e venceu!
Exercícios fazem bem ao corpo e melhor ainda para a mente!